Mais adrenalina, menos gasolina!
Retour à l’accueil du site velorution.org

D5 (COP21) // Massa Crítica Mundial

> Accueil > Vélorutionnons la COP 21

velorution.org/d5


O mundo pedalando

Você pedala todos os dias, ocasionalmente ou ainda é um ciclista em formação? Faça parte dessa pedalada mundial e traga seus amigos!

No dia 5 de dezembro, às 10h, na Praça da Bastilha, em Paris (e em todo o mundo)

Nós temos a chance de avançar e mudar o mundo, pedalada após pedalada! Juntos, nós formaremos a massa crítica pelo clima.

Você pedala!
Você é silencioso!
Você preserva a qualidade do ar!
Você é mais rápido que a luz!
Você é livre como o vento!
Você é autônomo!

A energia vem de você!
Você sempre sorri!
Você coloca a diversão entre suas pernas!

Lobistas industriais e governamentais criam reais problemas e depois falsas soluções. Nós estamos construindo alternativas.

A COP21 é a 21ª Conferência da ONU sobre o clima. Ela será realizada no aeroporto de Bourget, próximo de Paris, do dia 30 de novembro até 11 de dezembro de 2015. Em 21 anos de negociações, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram 63%...e os transportes motorizados são umas das principais razões.

Mais adrenalina, menos gasolina!


Como funciona uma Massa Crítica?

Nós pedalamos, todas e todos juntos, em massa, pela cidade. No espírito da brincadeira e do bom humor, nós gritamos alto e forte que um outro mundo e uma outra cidade são possíveis e que uma parte da solução somos nós!

A Massa Crítica é uma celebração ciclo-festiva na qual nós não bloqueamos o trânsito, mas somos parte dele. Nossos valores: não violência, o bom humor e a inclusão.
Cada uma e cada um é responsável por si mesma...mas cabe a todas e todos contribuir para a segurança e tranquila do grupo.

Na prática, o que isso significa?

Pedalamos juntas e de forma compacta:

  • Se estiver na frente do grupo, vá devagar, esteja atenta e atento para que as que estão atrás estejam juntas.
  • Se estiver atrás, crie uma linha compacta de forma a impedir que motos e carros entrem dentro do grupo e tente não deixar uma distância grande entre o final e o início do grupo.
  • Nos cruzamentos, feche-os de forma a impedir que carros e motos entrem dentro do grupo. Aproveite esse momento para mostrar o quanto a bicicleta é legal. Dançar e cantar pode ser uma boa opção!
  • Se um carro ou moto entrar no grupo, faça-a sair o quanto antes, bloqueando-a em um canto até que todas as bicicletas passem.
  • Quando tiver uma faixa ou pista exclusiva de ônibus, deixe-a livre.

Nós adoramos os pedestres, o transporte coletivo e os de uso compartilhado. É por isso que, em todos os casos, os pedestres são prioridades durante as manifestações. Os corredores de ônibus, usados também pelos taxis, caso existam, devem ser evitados pelos ciclistas. Dessa forma, os motoristas acharão que há um caminho livre para eles e que somos nós, ciclistas, o problema do engarrafameno, mas eles logo perceberão que estão no verdadeiro engarrafamento: o causado pelos carros.

Em caso de alguma emergência ou algum incidente, multiplique os interlocutores próximos ao fato e fale com convicção, mas com gentileza.

Não se esqueça de levar algo para comer, beber e para se proteger da chuva e do sol. =)